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Cultura, memória e patrimônio

“É necessário aprender com a cidade e o primeiro livro de leitura é o mundo, o contexto em que se vive” - Paulo Freire. De forma simples e objetiva, pode-se dizer que trabalhar o conceito de patrimônio é reconhecer, dentre outras coisas, que para avançar no entendimento não precisamos ir longe. Ao contrário, um olhar sensível ao nosso redor e ao que de fato atribuímos valor e, do mesmo modo, o que nos valoriza e dá sentido à nossa vida, (IPHAN, 2013).

É neste contexto, que se insere a educação para a cultura, memória e patrimônio, nas suas múltiplas formas e possibilidades de atender as demandas e necessidades para as “aprendizagens essenciais”.

A educação para o patrimônio se insere nos currículos por meio de diferentes áreas de estudos pelo viés do patrimônio natural, cultural material e imaterial e provoca a interdisciplinaridade que possibilita unir conteúdos e conceitos articulados entre si, e proporcionando uma função social mais coesa do conhecimento.

A educação para o patrimônio é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.

  • Realizamos capacitação para a educação para cultura, memória e patrimônio;

  • Assessoria e Curadoria para projetos de preservação e conservação de acervos culturais;

  • Assessoria e Curadoria para pesquisa e estudos para memoriais, espaço culturais e de memória;

  • Assessoria para projetos turísticos;

  • Assessoria, Curadoria e execução de projetos editoriais para diversas finalidades.

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