top of page
Foto do escritorJussara Prates dos Santos Girardi

Os Encantos da Sétima Arte

Bem-vindo (a)!


O blog SINAPSE CULTURAL é um canal de compartilhamento de ideias, opiniões e conhecimentos sobre Educação, Arte, Cultura, Informação, Política e Saúde, nas suas complexas formas de manifestações.

Cadastre-se e receba as atualizações do Blog.

Por:

*Jussara Prates dos Santos Girardi

O cinema é uma arte que reúne todas as outras numa única produção. Ele se tornou um propulsor na economia de alguns países e, com o desenvolvimento da tecnologia, vem surgindo produções em diferentes formatos e custos. O setor cinematográfico se tornou um gigante, o (1)"rei do mundo".

Se passearmos através do tempo, veremos que há informações, que desde a pré-história, se encontram registros de desenhos em movimento. Na China, em 5000 antes dos tempos atuais, já eram feitos teatros com sombras onde eram demonstradas histórias em movimento. O caminho foi muito longo até chegarmos ao primeiro filme, que teve apresentação pública no ano de 1895 no Grand Café do Boulevard des Capucines, realizada pelos irmãos Lumière, em Paris. Ahh, sim! Paris... (2)“Nós sempre teremos Paris” como a cidade mãe do cinema mundial.





A partir da primeira produção o cinema evoluiu rapidamente, tendo se tornado uma das atividades de lazer e cultura que exerce verdadeiro fascínio para o público. Se tornou tão popular que desde 1911 é considerado a Sétima Arte, termo dado por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que pretendia o aproximar e integrar à categoria das Belas Artes, como a música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e a dança. Para ele, o cinema era uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras.

O cinema e suas grandes produções formaram levas de cinéfilos e fãs. É uma indústria fascinante e cheia de curiosidades, como a história da cineasta Alice Guy que foi a primeira pessoa a conseguir viver do cinema e fez seu primeiro filme em 1896. Feito que lembra a frase de Máximus quando diz que (3)“o que se faz nessa vida ecoa na eternidade”. Outra curiosidade é que o primeiro cinema do mundo foi o Éden Théâtre, na cidade de La Ciotat, França e que apenas seis meses após a exibição em Paris, em 8 de julho de 1896, foi realizada a primeira exibição de filmes no Brasil, no Rio de Janeiro.



Suas histórias e personagens influenciam a cultura e o comportamento contemporâneo, não é difícil render-se ao charme de uma sala de cinema e embarcar numa viagem por outros planetas, mundos fictícios e mágicos e durante algumas horas viverem grandes aventuras, suspenses, romances, terror ou relaxar com alguma comédia. Lembre-se: (4)”Se você usar a mente, pode fazer qualquer coisa”.

Com o avanço da tecnologia, há tempos podemos assistir filmes em casa. Afinal, (5)“não há lugar melhor que nosso lar”! Entretanto, assistir um filme exige ritual, é claro! É preciso decidir qual filme será o escolhido, pois todo cinéfilo que se preze tem um preferido para chamar de (6)“meu precioso”. Poderemos acessá-lo por mídias digitais ou dar uma passadinha na locadora. Sim! Algumas cidades ainda têm locadoras onde é possível bater papo, sobre cinema, com o atendente em busca de boas dicas.


Escolhido o filme, é hora de garantir o lanche que o acompanhará, afinal, há tempos aprendemos com Tom Hanks, (7)”que a vida é como uma caixa de bombons”... E a dieta? Ah, a dieta! (8)”Que a força esteja com vocês”, mas como já disse Scarlett O'hara (9)”jamais passarei fome outra vez”! E por mais que possamos resistir aprendemos com Dom Corleone que (10)”todo o poder do mundo não pode mudar o destino”.


O certo é que uma sessão de cinema é sempre uma ótima pausa na correria da vida... chegando ao término do filme concordamos com o Oráculo, (11)”Tudo que tem um começo tem um fim”. E na saída do cinema ou do sofá nos comprometemos com a próxima sessão. (12)”Hasta la vista baby! Eu voltarei”!

O escurinho do cinema está se transformando em nostalgia... Com as inovações tecnológicas quem é apaixonado por cinema sempre encontra meios de acompanhar os novos lançamentos e interagir com os seus personagens preferidos. É o que tem acontecido em eventos como o Anime Buzz, onde um impressionante volume de cinéfilos, de todas as faixas etárias, incorporam os mais variados personagens do cinema, séries, animes e outros tantos ramos dessa indústria fantástica. Sem dúvida, um evento interessante e democrático onde é possível encontrar sisudos profissionais incorporando personagens da sua infância, e isso nos lembra que (13)“podemos ser heróis na nossa própria vida, se tivermos coragem”.


Como disse Frederico Fellini “o cinema é um modo divino de contar a vida”, pois “num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação”. (Charles Chaplin).

Registre nos cometários sobre os filmes que marcaram a sua vida.


* Jussara Prates dos Santos Girardi - Escritora, historiadora, especialista em Educação e em Gestão de Arquivos. Graduanda em Biologia. Conservadora-Restauradora, registro ACOR-RS 087-19S


Citações de filmes:

1- Titanic

2- Casablanca

3- O Gladiador

4- De volta para o futuro

5- O Mágico de Oz

6- O Senhor dos Anéis

7- em “Forest Gump

8- Star Wars

9- E o vento levou

10- O Poderoso Chefão

11- Matrix

12- O Exterminador do futuro

13- Transformers

FONTES DAS IMAGENS E VÍDEOS:


Saiba mais:

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page