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* Marisa Braga
https://jornalri.com.br/artigos/por-uma-educacao-ambiental-reflexiva
A responsabilidade global perpassa por muitas questões desde as ambientais como as sociológicas, e ela só pode ser protagonizada pelas pessoas. E estas pessoas somos nós. O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é uma das formas de refletir e agir para uma sociedade melhor.
Este tratado foi assinado em 1992, no Rio de Janeiro fruto da Eco-92 uma jornada mundial de educação ambiental e veio para reafirmar questões tratadas em 1972 em Estocolmo. Este tratado foi assinado por pessoas do mundo inteiro preocupadas em proteger todas as formas de vida na Terra. Contudo este documento não é apenas orgânico, ele apresenta em seus princípios questões mais profundas inerentes às comunidades humanas.
Porque falar dele neste momento?
Por que apesar dele ser do século passado, ele é um documento cujos temas são bastante atuais. Ele fala das comunidades humanas e o respeito entre si, sem interferir na soberania de nenhum povo e de nenhuma cultura. Por isso foi assinado por representantes de todo o planeta. Este tratado expressa o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária através da educação ambiental, num processo individual e coletivo envolvendo uma perspectiva holística, ou seja, abordando os aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos.
Por que se presenciam nos noticiários a violação dos direitos humanos e o abuso de autoridade em relações as questões étnico raciais, que este documento defende. Então vejam a educação ambiental, não é só ambiente, ela é um processo dinâmico na construção de uma sociedade comprometida com a vida e com a formação de valores.
Os princípios do Tratado de Educação Ambiental sugerem uma educação com a perspectiva sistêmica abordando todos os aspectos como saúde, gênero, paz, direitos humanos, fome, democracia, degradação da flora e fauna. A educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir sobre a cultura local, diversidade cultural, linguística e ecológica. Ela propõe estimular a participação democrática fazendo com que a sociedade possa retomar a condução de seus próprios destinos.
https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/funcao-estrategica-da-educacao-ambiental/
Por fim, este tratado dá enfoque à cooperação e ao diálogo entre indivíduos e instituições com o intuito de atender as necessidades de todos sem distinção étnica, física, de gênero, idade, religião ou classe.
*Marisa Braga, Ms. Gestão e Regulação em Recursos Hídricos, Especialista em Gestão e Educação Ambiental, Pedagoga e Professora.
BIBLIOGRAFIA
Tratado de Educação Ambiental para Sociedade sustentáveis e Responsabilidade Global - Rio de janeiro – 1992. http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20130508154834tratado_de_educacao_ambiental_para_sociedades_sustentaveis_e_responsabilidade_global.pdf
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