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Descompasso na sequência curricular: Como olhar para nossos índices de aprovação e reprovação

Atualizado: há 4 dias


Esta formação traz como ponto principal a reflexão sobre o que é a distorção idade/ano, termo este definido pelo INEP, e aqui denominado como "descompasso na sequência curricular", por meio de conceitos do Ministério da Educação, como também de autores que falam sobre os currículos que constituímos nas escola se que por vezes levam os estudantes ao conceito de fracasso e sucesso escolar. Também é  abordado sobre as  classes de aceleração, com suas vantagens e desvantagens e principalmente sobre o papel da escola na busca de projetos que se relacionam e se correlacionam com sua comunidade escolar. A formação apresentará um trecho do documentário: "As percepções dos/as educandos/as e educadores/as sobre o descompasso na sequência curricular idade/ano/série: um estudo sobrea proposta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá", e tem como objetivo principal contextualizar o cotidiano escolar de uma turma denominada de "acelera", levando o grupo a refletir sobre os processos pedagógicos que ocorrem na escola, por meio de dinâmicas e círculos de conversas.


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Este curso faz parte do Ciclo Planejamento Escolar e Práticas Inclusivas no Séc. XXI


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Contato: 51 98540-1170 | https://linktr.ee/sinapse_cultural -


Docente:

Fabiana Machado: Professora na Rede Municipal de Portão, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Coordenadora dos CMEs da Regional AMVARC e membro titular do Conselho Fiscal na Uncme Nacional. É uma das Idealizadoras do Projeto "Formação em Prática". Formada em Pedagogia (UNISINOS) e em Gestão Pública (FAEL). Especialização em Supervisão e Orientação (UNISINOS), Ead e as Novas Tecnologias (FAEL) e em Gestão em Educação (UFRGS). Mestra em educação pela UERGS e doutoranda em Educação pela UFRGS.

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